Notícia

V Encontro de Heveicultura será realizado em Barretos (SP)

V Encontro de Heveicultura será realizado em Barretos (SP)

Fonte: Myrela Santana - Secretaria de Agricultura do Estado de SP

Contato: www.agricultura.sp.gov.br
Data: 09/10/2017

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realizará nos dias 23 e 24 de novembro, o V Encontro Técnico Nacional de Heveicultura, no Teatro Jorge Andrade do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em Barretos (SP).

O encontro irá apresentar e debater as novidades tecnológicas e tendências do setor de borracha no Brasil. A programação inclui temas como fundamentos para adubação do seringal em formação, explotação com precisão ou ser sangrado pelo mercado, mudas de seringueira em bancada e substrato e seu custo de produção, morte descendente da seringueira no triângulo mineiro, aspectos fitossanitários do seringal, implantação da cultura da seringueira, irrigação por gotejamento, sistemas de agroflorestais, doenças das folhas da seringueira, mercado internacional e economia nacional.

 

POTENCIAL - Ao lado de São José do Rio Preto (SP), Barretos (SP) é a maior região produtora de borracha natural no Estado, potencial a ser explorado principalmente para aumentar a produtividade dos heveicultores e gerar renda, tanto com o produto final quanto com plantio de árvores de seringueira.

Isso porque essa cultura pode ser uma opção de recomposição ambiental de área para os produtores rurais. Para o secretário Arnaldo Jardim, essa possibilidade “dá um novo rumo para o setor caminhar e aumentar sua produtividade”.

A heveicultura surge como opção para esse agricultor garantir seu sustento e continuar produzindo em sua terra, principalmente em regiões de forte presença canavieira como Ribeirão Preto (SP) e Barretos (SP). A cidade é considerada a capital da borracha natural de São Paulo.

Realizar um encontro técnico em um ponto estratégico como este, dentro do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), garante que as informações, inovações e experiências sejam multiplicadas, levadas para o campo.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cursosfundag.com.br ou www.defesa.agricultura.sp.gov.br Mais informações pelo e-mail eda.barretos@cda.sp.gov.br ou pelo telefone (17) 3322-8012. O Teatro Jorge Andrade fica na Avenida Prof. Roberto Frade Monte, 389, Barretos (SP).