Notícia

Melhor café arábica da Região Serrana do ES é de Marechal Floriano

Melhor café arábica da Região Serrana do ES é de Marechal Floriano

Fonte: Gazeta On Line

Contato: www.gazetaonline.com.br
Data: 05/12/2017

Um meeiro de Alto Nova Almeida, distrito de Marechal Floriano, foi eleito, ontem, o dono do melhor café arábica da região de montanhas do Espírito Santo, durante a realização de um prêmio de qualidade promovido pela Real Café e a torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC).

Mesmo não sendo dono de um pedaço de terra próprio, José Carlos Velten conseguiu desbancar 19 grandes cafeicultores da região, faturando um prêmio de R$ 30 mil e uma edição especial do seu grão em um produto da empresa organizadora, na categoria “reserva”.

Para o presidente da Real Café, Sérgio Tristão, o resultado foi praticamente inédito. “Quando o concurso teve início (em 2000) um produtor pequeno havia ganhado. Hoje (ontem), quando ele falou que era meeiro fiquei sensibilizado. A nota sensorial dele empata com o terceiro colocado, mas ele foi o melhor na nota ambiental em uma propriedade que não é a dele. Isso foi muito bacana”, disse.

CONCORRÊNCIA

Antes de chegar aos 20 finalistas, 145 amostras de cafés especiais foram submetidas a testes sensoriais e tiveram suas inscrições aceitas.

Dessas, apenas 70 foram aprovadas e, após a avaliação do grão e das práticas utilizadas nas propriedades rurais, restaram apenas os finalistas, oriundos de oito municípios. O concurso tem como objetivo incentivar o aprimoramento na produção do café.