Notícia

IFSudeste promove

IFSudeste promove "1º Encontro das jovens na Cafeicultura"

Fonte: IWCA BRASIL - Aliança Internacional das Mulheres do Café

Contato: @IwcaBrasil
Data: 06/12/2017

No próximo dia 09 de dezembro, o IFSudeste-Campus Manhuaçu estará promovendo o "1º Encontro das jovens na Cafeicultura". O evento conta com o apoio do IWCA Brasil, Sebrae-MG e Região das Matas de Minas. Representando a IWCA Brasil neste evento estará a diretora Amara Alice Cerqueira.

O projeto surgiu com base nas necessidades identificadas em contato das propositoras do projeto com algumas jovens estudantes e jovens egressas do curso técnico em cafeicultura do Campus Manhuaçu, tendo sido apontadas as seguintes questões:

  • a pouca valorização e desconhecimento da importância da atividade cafeeira entre parte das jovens da região;
  • percepção de falta de perspectiva de atuação profissional na área da cafeicultura para uma parcela das jovens na região;
  • dificuldades de ingresso no mercado de trabalho na área da cafeicultura para as jovens da região.

Os cursos ofertados no campus Manhuaçu (Curso Técnico em Cafeicultura e Curso Técnico em Informática), visam promover o desenvolvimento e sustentabilidade regional. O fomento à inclusão das jovens no mercado de trabalho regional é um dos meios de alcance daquele objetivo.

A articulação com o ensino se dá de diversas maneiras, entre elas:

  • a aplicação de conteúdos desenvolvidos no Curso Técnico em Cafeicultura, tais como a importância econômica e social da cafeicultura, papel social do café no Brasil, formação profissional, áreas de atuação e mercado de trabalho;
  • a contribuição para o cumprimento do objetivo específico da disciplina de Introdução à Cafeicultura de “exemplificar ao aluno os setores do mercado de trabalho para sua posterior inserção”;
  • a cooperação para o aumento de oportunidades de estágio e de ingresso no mercado de trabalho das jovens estudantes do Curso Técnico em Cafeicultura.

Coordenado pela Profª Simone Guedes, o projeto também envolve a atividade de pesquisa no sentido de que uma das ações é uma investigação de campo sobre a atividade de trabalho das jovens da região na área da cafeicultura, realizando o levantamento de dados e informações referentes a esse tema.

Além disso, o projeto promove a interação com a comunidade do Campus e da região das Matas de Minas, divulgando as ações do Campus e contribuindo para o cumprimento do papel social do IFSUDESTE-MG de inclusão e desenvolvimento sustentável."